Projetos

PROJETO EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO PARA CICLISTAS (2007):
- Este projeto foi desenvolvido pelo Setor EDUCATRAN em parceria com a Polícia Militar do Paraná nas ruas do município, visando proporcionar aos ciclistas uma educação inovadora para o trânsito através da incorporação de valores, habilidades e comportamentos; também visava orientar o ciclista sobre aspectos de segurança no trânsito ao pedalar, buscando a auto preservação da vida.
O projeto para ciclistas foi realizado através de um grupo de 10 monitores de trânsito que perfazia de 4 a 5 horas de trabalho diário em pontos estratégicos e de grande fluência de ciclista por um período de 2 meses. Juntamente com a polícia militar o monitor realizava abordagem ao ciclista, entregando folder educativo e fazendo a orientação correta e segura de como pedalar.
Semanalmente o Setor EDUCATRAN com o seu grupo de monitores se reunia com a polícia militar e um representante da UVTRAN para repasses de pontos importantes ocorridos durante a semana e quais providências seriam tomadas em relação a melhorias no trânsito do município.




RESULTADOS OBTIDOS:


TOTAL DE ABORDAGENS
INFRATORES
NÃO INFRATORES
NÃO PARARAM
5.206
4.045
1.161
599

PRINCIPAIS INFRAÇÕES COMETIDAS POR CICLISTAS: 

CONTRAMÃO
1.457
EM CIMA DA CALÇADA
1.065
FURO DE SINAL VERMELHO
691




PROJETO EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO NAS ESCOLAS 


- Este projeto vem sendo desenvolvido pelo Setor EDUCATRAN desde 2007 junto aos alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais com o objetivo de promover a reflexão de alunos, professores, pais e comunidade sobre as questões de trânsito de sua cidade, desenvolvendo conceitos de cidadania, educação no trânsito e meio ambiente. As palestras são ministradas conforme a faixa etária dos alunos seguida de vídeos educativos que proporcionam às crianças a oportunidade de interagir com as diversas situações de trânsito.


Mascote EDUKADINHO criado no ano de 2009 cujo nome foi escolhido em lista tríplice através de concurso pelos alunos das Escolas Municipais e comunidade em geral.

Educação de Jovens e Adultos – EJA
-->

Público Alvo: Alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) das Escolas Municipais e Estaduais.

Objetivo: Promover entre alunos e professores uma reflexão geral sobre o trânsito de nosso país a partir de notícias divulgadas diariamente nos principais meios de comunicação de nosso país; passando deste contexto para a realidade do município, identificando as principais situações geradoras de conflitos e acidentes em nosso cotidiano e o que podemos fazer para contribuir de forma positiva. Despertar para consciência de responsabilidade no trânsito, desenvolvendo conceitos de cidadania, educação e meio ambiente, visando contribuir na formação do cidadão e da segurança no trânsito.

Metodologia: Baseada em princípios e técnicas de questionamentos que estimulam a participação dinâmica dos alunos, trabalhamos a realidade do trânsito em que estamos inseridos levando-os a perceber a necessidade de mudança de comportamento para um trânsito seguro; através de palestras realizadas num ambiente interativo, vídeos com situações cotidianas do trânsito de nosso município, reais, objetivos e questionadores.
Materiais usados: data show, tela de projeção, notebook, caixa amplificadora de som, microfone, vídeos da Tecnodata.



PROJETO TEATRO DE FANTOCHES

- Este projeto tem como foco principal a criança, pois através do teatro faz com que ela observe e interaja nas situações de trânsito de seu cotidiano de uma forma lúdica e prazerosa.


PROJETO MATURIDADE NO TRÂNSITO (2010)

-->
Público Alvo: Homens e mulheres acima de 60 anos de idade.

Justificativa: Muitos idosos ainda sofrem com o preconceito, a imagem cultural negativa que a sociedade tem da velhice, o descaso dentro do ônibus, em ruas, avenidas e calçadas. Faz-se necessário conscientizar o idoso de seus direitos e deveres perante a sociedade pela qual já contribuiu com muitos anos de sua existência e trabalho. É de suma importância uma mudança de paradigma e de tomada de atitude por parte da sociedade para que respeite esse segmento populacional.

Objetivo: Levar o idoso a reflexões sobre comportamento seguro no trânsito, levando-os a reconhecer suas limitações naturais devido a idade, analisar seu comportamento cotidiano afim de evitar acidentes e reconhecer seus direitos e deveres enquanto cidadão.

Metodologia: Encontros com palestras e vídeos interativos, abordando o assunto trânsito na 3ª idade, num ambiente descontraído e a partir dos relatos vivenciais do idoso em seu cotidiano e na sociedade seguido de confraternização.

Assuntos abordados:
- Regulamentação do Estatuto do Idoso através da Lei nº 10741 de 01 de outubro de 2003 regulamentada pelo decreto nº 5130 de 07 de julho de 2004, enfatizando seus direitos quanto ao transporte.
- Gratuidade no Transporte Coletivo Público para pessoas acima de 65 anos de idade (Art. 39) – reserva de 10% nos acentos com identificação.
- Gratuidade no Transporte Coletivo Interestadual e legislação de acordo com Art. 40.
- Prioridade do idoso no embarque no sistema de transporte coletivo (Art. 42).
- Vagas exclusivas em estacionamento regulamentado (Art. 41).
- Acessibilidade para idosos no trânsito preparando as cidades para o perfil da população que envelhece.



PROJETO EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO NAS EMPRESAS

Público Alvo: Funcionários/colaboradores das empresas.

Justificativa: Todo trabalhador ao se deslocar para o local de trabalho depende do espaço trânsito, vicenciando situações de risco e assim surge a necessidade de se adotar um comportamento correto e seguro no trânsito.

Objetivo: Em concordância com a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) desenvolvido nas empresas, levar o funcionário/ colaborador a adotar um comportamento preventivo e seguro no trânsito.

Metodologia: Encontros com palestras e vídeos interativos, abordando o assunto trânsito de acordo com a solicitação de tema a ser abordado (fornecido pela empresa), num ambiente descontraído e a partir dos relatos vivenciados de seu cotidiano.




PROJETO EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO  PARA PAIS: "QUEM AMA CUIDA"

Público Alvo: Pais de alunos das Escolas Municipais.

Justificativa: Os alunos das Escolas Municipais recebiam orientações corretas e seguras de trânsito através do Projeto "Educação de Trãnsito nas Escolas" relatando fatos acontecidos no seu cotidiano. Surgiu assim a necessidade de rever conceitos preventivos e educativos de trânsito em relação ao comportamento dos pais pois "Nada pior do que bons conselhos seguidos de maus exemplos".

Objetivo: Levar ao conhecimento dos pais os conteúdos educativos trabalhados com seus filhos no Projeto "Educação de Trânsito nas Escolas" e a partir destes reforçar  nos adultos comportamentos corretos e seguros que serão seguidos como exemplo por seus filhos.

Metodologia: Encontros com palestras e vídeos interativos, abordando o assunto trânsito de maneira agradável e descontraída, permitindo aos pais rever seus conceitos e comportamentos em relação ao trânsito .



PROJETO “OLHE A FAIXA, RESPEITE A SINALIZAÇÃO!”

Diagnóstico:
O Código de Trânsito Brasileiro (C.T.B.) em seu artigo 70 dá prioridade de passagem ao pedestre em faixa de segurança, quando em via sem sinalização semafórica. O artigo 214 define como infração gravíssima, sendo passível de multa, deixar de dar preferência de passagem ao pedestre que estiver na faixa a ele destinada e que não haja concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para o veículo.


No município de União da Vitória, mesmo após várias campanhas de conscientização, observou-se o não respeito a estas leis, seja em relação do condutor de veículo para com o pedestre na faixa e do pedestre em fazer uso destas de forma correta e segura; bem como ausência de faixa de pedestres em locais que apresenta fluxo intenso de pedestre.

Justificativa:
O presente projeto visa conscientizar a população de União da Vitória quanto ao uso correto das faixas de segurança em áreas com e sem sinalização semafórica e através das ações educativas desenvolvidas neste período gerando mudanças de comportamento em todos os usuários das vias com atitudes de educação, respeito e preservação da vida.
A travessia na faixa é mais segura, desde que pedestre e motorista observem as regras fundamentais para bem utilizá-las. A faixa de pedestre é símbolo de cidadania, onde o cidadão tem prevalência sobre a máquina, ou seja, o automóvel e outros veículos.
É necessário trabalhar pedestres e motoristas para um respeito mútuo, tornando o trânsito de nossas cidades mais humano e seguro.

Objetivos:
Geral: Despertar na população a consciência de respeito à vida, respeito às leis de trânsito que venham a se refletir em atitudes cotidianas corretas e seguras neste espaço conflituoso que é o trânsito.


Específicos:
  1. Multiplicar a campanha através de voluntários, conscientizando o maior número de pessoas possível.
  2. Orientar condutores de veículos ao respeito à faixa de pedestre.
  3. Orientar pedestres na travessia segura e correta da via, evitando a circulação no meio de veículos.
  4. Transmitir aos condutores de veículos e pedestres dicas de segurança como postura preventiva no trânsito.
-->
Ações:
- Identificação de locais onde existem faixas de pedestres não semaforizada que apresentam grande fluxo de pedestres.
- Identificação de locais e pontos estratégicos na área central que necessitam de faixa de pedestre.
- Estudar o posicionamento seguro dessas faixas que serão sinalizadas com placas indicativas da campanha educativa em andamento.
- Parada obrigatória ao condutor de veículos nos locais identificados com placas da ação educativa quando o pedestre sinalizar que deseja atravessar a via.
- Abordar pedestres e condutores de veículos nas vias centrais para difusão da campanha educativa, orientando cada qual em ações específicas de preservação da vida.
- Divulgar as ações educativas através da mídia
- Visitar instituições, clubes, igrejas, empresas, escolas, etc, para divulgação da Campanha.
OBS: Esta campanha se concentrará no anel central, levando a mudança de comportamento às demais faixas de pedestres.

Ações do pedestre:
- O pedestre deverá sinalizar com a mão (como se estivesse pedindo para o ônibus parar) indicando sua intenção de atravessar a via, devendo aguardar na calçada até o momento que o condutor de veículo visualize-o e demonstre que entendeu seu pedido, parando com o veículo e garantindo sua travessia pela faixa.
- Realizar a travessia da via exclusivamente pela faixa de pedestre.
Ações do condutor de veículo:
- Ao visualizar o pedestre na calçada próximo a faixa de segurança que intenciona realizar a travessia da via, o condutor educadamente deverá parar o veículo dando-lhe preferência da travessia desta.
- O condutor de veículo deverá sinalizar com o pisca de alerta e com o braço esquerdo para fora do carro realizar movimentos de cima para baixo, solicitando a diminuição de velocidade do veículo que se aproxima por trás afim de evitar colisão traseira.

RECURSOS
Humanos:
- EDUCATRAN (Setor de Educação de Trânsito)
- UVTRAN
- Polícia Militar do Paraná
- Secretaria Municipal de Planejamento
- Parcerias (Câmara Mun. UVA, CDL, Secretaria Municipal de Educação, Imprensa falada e escrita, TV Millenium, Fundação Mun. de Cultura, Cia de Teatro Estação e Cia de Teatro Paixão de Cristo).

Materiais:
- folders, placas educativas, faixas.
- Vídeo (TV Millenium)

Físico:
- vias públicas centrais.
- Igrejas, escolas, empresas, associações de bairro, clubes, etc (divulgação).

AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto se fará pela observação de mudanças de comportamento. Esta mudança deverá se estender além da execução do projeto. Sabemos que há aprendizagem quando mudamos de atitude. O respeito à faixa de pedestre deverá tornar-se um hábito como o uso do cinto de segurança.




Nenhum comentário:

Postar um comentário