Documentos



SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

  • Ano: 2005
Tema: “No Trânsito , Somos todos pedestres”.
Parceria: Esta Semana Nacional de Trânsito foi realizada pela Prefeitura Municipal através do Setor de Educação para o Trânsito em parceria com a Polícia Militar do Paraná, Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Núcleo Regional de Educação, Secretaria Municipal da Educação, Escolas Municipais, APAE, Associação da 3ª. Idade, Escolas Particulares, Colégios Estaduais, UNIGUAÇU, Auto Escolas, Câmara de Departamentos Lojistas – CDL, Fundação de Cultura de União da Vitória, Prefeitura Municipal de Porto União e Associação Comercial Industrial de União da Vitória, 4ª CIRETRAN, 5º. Batalhão de Engenharia e Combate Blindado de Porto União.
Objetivo: Conscientizar a população em geral que no trânsito desempenhamos papéis, ora como condutores de veículos e sempre que não os utilizando nos tornamos pedestres. Como tal temos direitos e deveres.
Ações: Concurso de frases educativas para o trânsito, exposição de fotos de acidentes, blitz educativa, distribuição de material educativo, vitrines decoradas com o tema da Semana e realização de palestras.



  • Ano: 2006
Tema: “Você e a moto, uma união feliz.”.
Parceria: Esta Semana Nacional de Trânsito foi realizada pela Prefeitura Municipal através do Setor de Educação para o Trânsito em parceria com a Polícia Militar do Paraná, Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Rodoviária, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal da Educação, Escolas Municipais, Escolas Particulares, Colégios Estaduais, UNIGUAÇU, UNIUV, UNC E FAFIUV, Auto Escolas, Fundação de Cultura de União da Vitória, 4ª CIRETRAN, 5º. Batalhão de Engenharia e Combate Blindado de Porto União, WDD Motos, Suzuki Motos, Ajax Tele-entregas, FUSA, SEAB, Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.
Objetivo: Contribuir para difusão do convívio social e cidadão entre o motociclista e os demais usuários deste espaço público chamado trânsito.
Ações: Mensagens educativas diárias divulgadas durante esta Semana nos meios de comunicação, depoimentos de pessoas envolvidas em acidentes, exposição de motos danificadas em acidente, exposição de equipamentos de segurança para motociclistas, palestras educativas, blitz educativa nas ruas do município, “motoata” (passeio de motociclistas em prol da vida), concurso infantil para criação de frases e para o Ensino Fundamental criação de textos sobre o tema da Semana.


  • Ano: 2007
Tema: “Jovem, paz e amor no trânsito.”
Parceria: Esta Semana Nacional de Trânsito foi realizada pela Prefeitura Municipal através do Setor de Educação para o Trânsito em parceria com a Polícia Militar do Paraná, Polícia Militar de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal de Vereadores, Secretaria Municipal da Educação, Núcleo Regional de Educação, Colégios Estaduais, Dr. Alvadi Coelho, Auto-Escolas, 4ª CIRETRAN, 5º. Batalhão de Engenharia e Combate Blindado de Porto União.
Objetivo: Alertar para os altos índices de mortalidade em acidentes automobilísticos entre a população abaixo de 39 anos que além de conseqüências  fatais pode também acarretar em seqüelas permanentes, incapacitando a população jovem para o trabalho e uma vida saudável.
Ações: Visitação a cenário de acidentes brutais de trânsito realizado na ante sala do Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, palestras educativas para jovens de Ensino Médio e Caminhada de jovens realizando um chamamento de atenção para as inúmeras vidas que se perdem no trânsito.





  • Ano: 2008
Tema: “Criança no trânsito.”
Parceria: Esta Semana Nacional de Trânsito foi realizada pela Prefeitura Municipal através da UVTRAN em parceria com o Setor de Educação de Trânsito, Polícia Militar do Paraná, Polícia Militar de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal da Educação, Núcleo Regional de Educação,  Escolas Municipais, Auto-Escolas, 4ª CIRETRAN.
Objetivo: Realizar um chamamento de atenção da população em geral para a criança no trânsito, visto que hoje os acidentes de trânsito são a terceira causa mortis na população infantil.
Ações: Rua do lazer direcionada às crianças em frente a Praça Alvir Riesemberg.

  • Ano: 2009
Tema: “Educação no trânsito.”
Parceria: Esta Semana Nacional de Trânsito foi realizada pela Prefeitura Municipal através do Setor de Educação de Trânsito em parceria com a Polícia Militar do Paraná, Polícia Militar de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros, DEMUTRAN, UVTRAN, Oficina Joara, Arauto Motos, UNIGUAÇU, UNC, UNIUV, FAFIUV, CDL,  Lions Club de União da Vitória, Rottary Club de União da Vitória, Secretaria Municipal da Educação, Núcleo Regional de Educação,  Escolas Municipais, Auto-Escolas, 4ª CIRETRAN, APAE DE União da Vitória e Porto União, Escolas Municipais de União da Vitória e Porto União.
Objetivo: Alcançar mudanças de atitudes de todos os integrantes do trânsito em função de discussões, brigas, violência e até mortes que não são conseqüências dos acidentes, mas sim, de intolerância e falta de respeito entre as pessoas.
Ações: Concurso para escolha do nome do Mascote de Educação de Trânsito, Divulgação do Concurso em pontos estratégicos do município e na mídia, visitação a barracas instaladas na Praça Alvir Riesemberg para orientações educativas, blitz educativas, interação de atores com o público através de brincadeiras que chamem atenção para o comportamento seguro no trânsito, Rua do Lazer em frente a Praça Nereu Ramos em Porto União – SC.




  • Ano: 2010
Tema: “Cinto de Segurança e Cadeirinha.”
Parceria: Esta Semana Nacional de Trânsito foi realizada pela Prefeitura Municipal através do Setor de Educação de Trânsito em parceria com a Polícia Militar do Paraná, Polícia Militar de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros, DEMUTRAN, Secretaria Municipal de Agricultura, Coordenação e alunos do curso de Magistério do Colégio Estadual Túlio de França, UVTRAN, CDL, Divosul Ind. e Comércio de Peças e Veículos, Fundação Municipal de Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Escolas Municipais de União da Vitória e Porto União, Auto-Escolas, 4ª CIRETRAN.
Objetivo: Conscientizar a população e pais pela utilização do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção a fim de reduzir a taxa de mortalidade infantil em acidentes de trânsito.
Ações: Exposição de trabalhos pelas Escolas Municipais sobre o tema da Semana, apresentação do CD com a música criada para o trânsito de União da Vitória pelo Professor Daniel Correa da Escola Municipal Maridalva Palamar, apresentação de Coreografia e música pelos alunos da Escola, entrega de material educativo às Escolas Municipais, exposição de carros com equipamentos de retenção, simulação de acidente no anel central, blitz educativa com distribuição de mudas de plantas nativas da região.




  • Ano: 2011
Tema: “Projeto: Olhe a faixa, respeite a sinalização.”
Parceria: Esta Semana Nacional de Trânsito foi realizada pela Prefeitura Municipal através do Setor de Educação de Trânsito em parceria com a Polícia Militar do Paraná, Secretaria Municipal de Planejamento, UVTRAN, Câmara Municipal de Vereadores, Secretaria Municipal de Educação, TV Millenium, Fundação Municipal de Cultura, Cia de Teatro Estação, voluntários e instituições
Objetivo: Despertar na população a consciência de respeito à vida, às leis de trânsito que venham a se refletir em atitudes cotidianas corretas e seguras neste espaço conflituoso que é o trânsito.
Ações: Vídeos educativos que foram divulgados pela TV Millenium, colocação de placas em pontos estratégicos, lançamento do Projeto Olhe a Faixa, respeite a sinalização, 30 dias trabalhados no anel central com blitz educativa.






  • Ano: 2012
Tema: “A velocidade que emociona é a mesma que mata.”
Parceria: Esta Semana Nacional de Trânsito foi realizada pela Prefeitura Municipal através do Setor de Educação de Trânsito em parceria com a Polícia Militar do Paraná, Polícia Militar de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros, UVTRAN, 4ª CIRETRAN, Núcleo Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Colégios Estaduais, Escolas Municipais, FIFIUV, UNIGUAÇU, UNC, Fundação Municipal de Cultura, Câmara Municipal de Vereadores, FUSA, Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Túlio de França.
Objetivo: Realizar um chamamento de atenção dos condutores de veículos, população em geral e principalmente jovens entre 18 a 25 anos (público alvo da campanha) para problemáticas do trânsito que tem como conseqüência maior a perda e incapacitação de vidas.
Ações: Concurso de frases e desenhos para alunos de 3º, 4º e 5º ano das Escolas Municipais, depoimento de um pai sobre a morte trágica de seu filho em conseqüência de acidente de trânsito quando este se deslocava para realizar um concurso público, blitz educativas nas ruas do município com entrega de pequenos recados dos alunos de Escolas Municipais aos condutores, palestras para jovens do Ensino Médio e acadêmicos, simulação de acidente e pedalada em favor do “Dia Mundial Sem Carro”.




EVENTO: DIA DO MOTOCICLISTA


  1. APRESENTAÇÃO
No dia 27 de Julho comemora-se o dia do motociclista, sendo este muito visado em nosso município, visto que o número de acidentes envolvendo-os só vem aumentando.
Sendo assim, a WDD Motos e o Setor de Educação de Trânsito em parceria com diversas entidades buscaram chamar a atenção da população que utiliza a motocicleta como meio de locomoção através de um Evento que teve por objetivo alertar para os altos índices de acidentes.
Neste dia trabalhou-se com blitz educativa no centro do Município, envolvendo 288 motociclistas, com distribuição de materias, revisão de motocicletas, exames de glicose e aferição de pressão arterial, esclarecimento sobre primeiros socorros, etc.
As atividades desenvolvidas seguem em anexo neste documento.



2. AÇÕES REALIZADAS E PROGRAMAÇÃO

  1. Moto passeio – Realizada pela Motogêmeas MA e outros;
    Saída: 9h00 da Ponte de Arcos subindo a Avenida Manoel Ribas;
    Concentração: Rua Nª. Sª. do Rocio (próximo ao Mercado União);
    Chegada: em frente ao Clube Apolo às 9h30;

2. Pronunciamento de autoridades: Prefeito Municipal e Polícia Militar do Paraná;

3. Visitação dos motociclistas e população em geral às tendas instaladas;

4. Ações desenvolvidas nas tendas:
- Revisão de motos feita pela WDD Motos, com orientações seguras e distribuição de brindes;
- EDUCATRAN, 4ª CIRETRAN, UVTRAN, Auto Escola Moderna: Orientações de conduta e comportamento seguro no trânsito com distribuição de materiais educativos;
- Bombeiros: orientações e demonstrações de primeiros socorros
- Saúde: aferição de pressão, glicose, etc;
-Policia Militar: Orientações e esclarecimentos de dúvidas relacionadas ao trânsito;

5. Encerramento das Atividades às 17h00 com sorteio dos prêmios:
- Auto Escola Moderna: 01 habilitação para motos (CNH - categoria A);
- WDD Motos: 01 capacete
-Capa de chuva e luvas para motociclista - Prefeito Municipal de União da Vitória – Carlos Juco Jung





Nenhum comentário:

Postar um comentário